O evento on-line EnaseTalks é uma série de debates entre especialistas, agentes e autoridades do setor elétrico. O primeiro episódio aconteceu no dia 24 de junho, com a participação do secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Rodrigo Limp; e do diretor geral da Aneel, André Pepitone.
A pauta da primeira live da série EnaseTalks foi sobre regulamentação do setor elétrico e, entre vários temas discutidos, a Geração Distribuída foi um deles. Saiba o que as autoridades debateram sobre GD.
André Pepitone comentou que a Geração Distribuída é um grande avanço do setor elétrico brasileiro, alinhado ao movimento mundial. Em 2012, quando foi permitido ao consumidor gerar sua energia por meio de geração distribuída, a Aneel lançou a Resolução Normativa 482, em um ato de vanguarda, que criou este ambiente no Brasil. Passando a ter uma novidade com a figura do prossumidor, que gera a sua energia e faz a sua própria gestão.
Rodrigo Limp disse que a GD é totalmente aderente ao novo setor elétrico, com a participação do consumidor, que faz a geração da própria demanda. A GD é uma realidade no Brasil, já tendo quase 3 gigawatts de potência instalada no Brasil, e que não há dúvidas de que continuará crescendo. Carece de uma política pública específica definida para a GD. “Vamos construir junto com o congresso uma política pública. Há uma preocupação em não onerar os demais consumidores com subsídios cruzados,” disse Limp.