O segundo webinar do evento Agenda Setorial realizado pelo Canal Energia reuniu representantes da Aneel, ONS, MME, CCEE e EPE para falar sobre o setor de energia.
Os representantes de cada uma das instituições foram André Pepitone (ANEEL), Luiz Eduardo Barata (ONS), Rodrigo Limp (MME), Rui Altieri (CCEE) e Thiago Barral (EPE), que concordaram que a prioridade é seguir com a modernização do setor elétrico brasileiro e a abertura de mercado.
Também é unânime entre eles que as soluções atuais (curto prazo) não devem impactar as ações de médio e longo prazo do setor. Assim como cada mercado deverá ter os custos alocados corretamente, o mercado livre não deve receber a conta do mercado regulado.
A maioria dos CEOs acredita que o GSF deverá ser solucionado ainda nesse ano, já que estava bem encaminhando antes de surgir a pandemia.
A nova metodologia para o cálculo do PLD horário, que atualmente esta em testes, dever ser implementados conforme o planejado , pois é visto como uma solução há mais de 20 anos e que o setor elétrico necessitava dessa forma de cálculo.
Os participantes do webinar também comentaram que a questão da segurança de mercado está avançando, mas deve ser melhoradas antes de ser implementada uma abertura mais ampla do mercado.
Outros assuntos comentados na webinar forma a integração entre o gás natural e a energia elétrica e a separação entre Lastro e Energia, pontos que já estão em discussão a algum tempo entre os agentes do setor.
Mais informações disponíveis em: https://www.agendasetorial.com.br/pt/home.html