Nesse momento em que a economia passa por um cenário nunca visto na história, onde as empresas de todos os setores da economia deverão rever seus planos para o ano de 2020, os clientes que contratam sua energia no Mercado Livre têm a certeza que os contratos firmados com os geradores e comercializadores estão garantidos, pois nos últimos anos o Mercado Livre se mostrou um mercado consolidado, mesmo em momento de dificuldades no fornecimento de energia.
Neste ano de 2020, o Mercado Livre se mostra uma boa opção aos consumidores, pois devido a uma combinação de fatores houve um aumento da disponibilidade na oferta de energia o que reduziu os preços dos contratos no mercado spot.
Normalmente, para se proteger das oscilações de preços no mercado spot, os consumidores costumam firmar os contratos com pelo menos 1 ano de antecedência, assim o fornecimento da energia de 2020, na sua maioria, foi negociado em 2019, em contrato de fornecimento para 1 ou mais anos, pois cada consumidor possui sua estratégia de contratação, conforme sua aptidão ao risco das oscilações do preço.
Neste ano de 2020 houve uma conjuntura de fatores, como: boas chuvas do período úmido; reforço no sistema de transmissão de energia; e aumento na oferta de energia mais barata (hidráulica e eólica), que possibilitaram uma redução dos preços no mercado spot, que influencia na cotação dos preços para os anos à frente. Neste período, os consumidores que ainda não contrataram a energia para 2021 começam a fazer suas cotações, buscando os melhores preços para ter um diferencial competitivo no seu mercado de atuação.
Eli Elias, CEO da Brasil Energias, recomenda que os consumidores observem sempre todas as condições do contrato e busquem a melhor alternativa para atender às suas necessidades. Eli Elias informa que os Clientes Livres ou Especiais que estejam planejando a compra para o próximo ano e seguintes devem buscar empresas sólidas e com bom histórico de mercado como a Brasil Energias, assim terão certeza de que o contrato será entregue sem problemas até o final.
Outra importante informação que o CEO traz à tona é em relação aos consumidores que estão em processo de migração ou pretendem migrar, “é necessário procurar uma empresa especializada para auxiliar no processo de migração, pois há muitos detalhes e prazos que precisam ser cumpridos, os consumidores devem observar o contrato que tem com a Distribuidora local para ver qual o período que o cliente pode rescindi-lo e para contratar a energia no Mercado Livre durante o processo, garantindo, assim, a viabilidade financeira do processo de migração”, diz Eli Elias.
A viabilidade dos contratos no Mercado Livre de Energia é assegurada, pois na “ponta do consumo, permite que as empresas possam desenvolver um planejamento financeiro, conhecendo o custo real da energia elétrica que consumirá, pois os valores no Mercado Livre são fixados no contrato e possuem critérios claros de reajustes. Na ponta do Gerador, possibilita a viabilidade de financiamento dos projetos, usando os contratos (PPA) como garantia da operação de crédito”, conclui o CEO.